A Faculdade Integrada de Advovacia da Amazônia (FINAMA) realizou o 1º Seminário Paraense de Direito do Consumidor: Desafios e Perspectivas. O evento ocorreu no auditório da instituição, nesta quarta-feira, dia 15, e contou com a participação de autoridades do estado.
Estiveram presentes representantes que compõem o sistema estadual de defesa do consumidor, dentre eles Defensoria Pública, Ministério Público, Procon, Delegacia do Consumidor e comissão do consumidor da OAB. Também foi lançada uma campanha de informação.
“A campanha é de informação e prevenção contra golpes e fraudes em empréstimos consignados e outros produtos bancários. Tudo fruto da parceria entre as instituições e visa prevenir sobretudo idosos e pensionistas do INSS contra golpes e fraudes”, disse Cássio Bitar, coordenador do evento.
Segundo a Febraban, o número de ocorrências desse tipo de golpe subiu 165% desde 2021. Diariamente esse tipo de fraudes faz vítimas no Brasil, muitos delas que chegam a situação de superendividamento por conta do golpe. “O poder judiciário está abarrotado de processos nesse sentido”, finalizou Bitar.